GRAÇA E PAZ

Entre, ame, seja amado,ensina-me, por que Nele nós amamos e somos amados

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Transcendência-Imanência-Transparência



Não há tradição cultural que não se refira a um Princípio criador ou a uma Energia originária ou simplesmente a Deus.A grande questão é como expressar essa Realidade.Aqui mais que teólogos que falam sobre Deus contam os que falam com Deus como os místicos e os profetas,cujo testemunho não pode ser negado.Na história do pensamento se delineiam três maneiras de falar com referência a Deus.

A primeira fala de transparência.Deus é tão outro que tudo o que dizemos dele é mais mentira que verdade.O melhor é calar ou apenas sorrir amavelmente como Buda.

A segunda fala de imanência.Deus é experimentado de forma tão intensa que ele se anuncia em cada coisa.Assim vem enraizado dentro do mundo. E  é chamado por mil nomes.

A terceira fala de transparência.Busca um caminho intermédio. Deus não pode ser transcendente,pois se assim fosse, como saberíamos dele? Ele deve ter alguma relação com o mundo. Anunciar um Deus sem o mundo, faz fatalmente nascer um mundo sem Deus. Também não pode ser tão misturado com as coisas que acaba sendo uma parte deste mundo. Se Deus existe como as coisas existem, então Deus não existe. Ele é o suporte do mundo não porção dele.

É aqui que tem sentido a transparência. Ela afirma que a transcendência se dá dentro da imanência sem perde-se nela, caso contrário não seria realmente transcendência.E a imanência carrega dentro de si a transcendência porque comparece sempre como uma realidade aberta a intermináveis referências. Quando isso ocorre a realidade deixa de ser transcendente ou imanente. Ela se faz transparente. Encerra dentro de si a imanência e a transcendência.
Tomemos o exemplo da água. A água é água, jorrando da fonte (imanente). Mas é mais que água. Simboliza também a vida e o frescor (transcendente). Ao transformar-se em símbolo de vida e frescor, a água se torna transparente para estas realidades. E o faz por ela mesma e nela mesma.

Essa talvez seja a forma mais sensata de falar sobre Deus e a partir de Deus. Na forma do paradoxo. Por um lado devemos afirmar que todas as nossas palavras são inócuas. De Deus não podemos fazer nenhuma imagem. Por outro lado, não podemos dizer que Deus é o totalmente indeterminado, qualquer coisa vaga, um fundo sem findo.
A realidade de Deus (não sua imagem) é um concreto concretíssimo, o ser em plenitude, portanto uma realidade concreta mas sempre para além de qualquer concreção. É representado pela água mas ele não é água. Identificar água e Deus é cair na idolatria.


Leonardo Boff

Liberdade,liberdade...


Olá,voltei,muito trabalho,muitas idéias para compartilhar;
Um novo tempo surge pra mim,um novo amanhecer...
Um corpo,uma alma,um espírito,sim meu tudo livre...
Aos meus amigos e leitores peregrinos,fica o meu grito
de LIBERDADE!...


Sim,registro aqui meu agradecimento à uma terra abençoada,
Minas Gerais
Terra de amores,simplicidade,pessoas lindas,boa comida,
Terra de artes,muita música,ótimos artesãos,terra de pessoas
que avistaram um dia a liberdade e lutaram por ela...


por:Eliéser Nascimento

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Olhar de Cristo

Tenho me perguntado: De que forma veria Jesus o mundo de hoje?Como Ele veria e agiria, diante das necessidades das pessoas inseridas neste mundo?Como Ele veria e agiria se estivesse sido colocado diante de uma situação,cuja a filha,progama uma ação de furto contra própria mãe?Será que eu tenho a visão que Cristo teria?Como Ele veria a situação dos pobres coitados de Angras dos Reis-RJ?
Durante muito tempo ,olhei para este mundo,como um bom religioso, ou seja,o mundo que via era algo que não era cristão, uma coisa esquisita deturbada pelas forças do engano e caso o mundo precisa-se ser mudado para o lado certo da verdade que eu cria ser absoluta liberdade,eu diria;"terás que vir para o meu mundinho-religioso-esotérico-místico-politicamente religioso-cheio de promessas boas para o meu deleite próprio,se não você, mundo, vai pro inferno"...Sinceramente,não tinha noção do que era mundo e muito menos,qual era a verdade,por isso nunca veria como Jesus vê este mundo...Estava eu um dito seguidor de Jesus olhando,para um mesmo mundo,em que o próprio Jesus olha diferente...Não tinha desfrutado eu de uma experiência íntima de amizade e amor com Cristo,por isso não tive exito em agregar à minha visão a própria visão de Cristo...Não tinha eu o disernimento de que o mundo é um espírito,um pensamento,uma atitude que pode estar em qualquer lugar e a força de tudo isso,sobre as almas humanas é inconcebivelmente;imensa...Não tinha eu percebido que quando o evangelho pregado por Jesus falava de mundo, falava de sistemas e de todas as interseccões de existências,valores,ambições,amarguras,carências,medos,inseguranças,e doenças;muitas vezes na forma de "ordem" constituidas e também como direitos ou moral,ou de certa forma tecnicamente correto,ou marginalmente nescessário,como tal lado certo da vida errada...Hoje digo que este era o mundo onde eu existia e constituia,porque não dizer,alguns de nós que não veria como Jesus vê...Mas hoje entendo que a única forma de não me submeter ao mundo nas dimensões essenciais do ser, não é sendo um religioso-correto,mas sim, ganhado o entendimento da graça de Deus, a fim de que a existência seja absoluta doce vida de informação contra este mundo e sua ordem,onde o que reina é o destino e a morte...Já na graça reina liberdade, justiça,paz e alegriaa no Espírito Santo...
Devemos ter uma experiência de mudança de padrão de visão com Cristo,que só se dá através do conhecimento do poder de Deus que é o evangelho...Nós simplesmente não vemos a necessidade ou valor em servir e demonstra este poder aos outros...Temos que ter esta experiência reveladora que mude o nosso modelo ou estrutura de idéias antes que possamos se torna aquele que leva o evangelho as pessoas a entender o poder de Deus...Tal vez por isso tem uns espertos por ai que nunca teve esta experiência e acaba pregando algumas coisas loucas como;sete copos com água,fala que eu te escuto,unção da galinha,culto do amor, culto do empresário,venha ser crente e serás feliz,vamos viver uma virada(isso todo domingo está lá o coitado tentando dar uma virada na vida),e assim vai os cegos pelo caminho...Estes tende a ver apenas as coisas que querem ver,negligenciando aquilo que não querem ver, através de seus próprios filtros passoais,bloqueando ou saltando tudo aquilo que pareça contradizer sus prévias imposições,doutrinas e especialidades favoritas...JESUS FAÇA-ME VER COMO TU VÊ....

por:Eliéser Nascimento

sábado, 9 de janeiro de 2010

Meu tudo

Meu futuro,minha história
Minha liberdade,minha salvação
Meu caminho,minha alegria
Minha vida,meu ser

Minha chama,minha luz
Meu riso,meu calor
Estás em meu caminho
Para guiar meus passos
E encher minha mente
Com bondade

Quando estava sozinho
Tu chegaste
E mudaste minha história
Nas páginas de minha vida
Escreveste tua glória

Meu início, meu presente
Minhas roupas,meu ano
Meu porto seguro
Meu abrigo,meu destino

O amado da minha alma
Meu amigo
Meu Pai,meu Deus
Meu Senhor,meu Rei
Tu és o motivo, de minha ascensão
És a cura, para minha doença
Senhor, Tu és
Tudo para mim

Fred Hammond

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Música nova


Estudar meu instrumento musical,sempre foi um grande desafio.Num universo de colegas,músicos, pude perceber, que alguns tiveram mais facilidades,outros menos, mas todos aprenderam e se superaram.A música é algo extraordinário e ao mesmo tempo complexo, tem haver com desafios,superação, conquista, poucos tem a oportunidade de conhecê-la e executá-la.
Ano novo é sempre um tempo de promessas,novas tentativas de superação,de buscas de novas alternativas de mudança,mas quero ir além de tudo isso,simplesmente voltar a minha essência em que fui formado no meu espiríto,na minh`alma e no meu corpo.Não quero superar nada de modo que a música cresça para mim mesmo,mas, sim para os meus próximos.Hoje eu entendo que no Reino de Deus o que eu entrego à Ele e à meu próximo, eu receberei novamente aquilo que entreguei, nem que seja na eternidade.Quero dizer a mim mesmo, que não mais me fartarei com minha música, mas à doarei ao meu Deus e à meu próximo.Só assim terei em minha alma imortalizado a satisfação eterna de ter feito o que devia ser feito, ou seja, apenas devolvi o que não era meu,uma música divina gerada em mim através do meu talento...

domingo, 3 de janeiro de 2010

Poemas e canções




Poemas e canções
A Deus sejam escritos
Por todos os peritos
A quem concedeu os dons


E toda maestria
E ardente sentimento
No verso instrumento
A pena em cantoria


Proclamem com beleza
a sua criação
Os feitos de sua mão
Sua glória e sua grandeza


Pois Dele vem a idéia
O movimento, a cor
A rima, o dom, o amor
O sonho e quimera


Bendito que se deu
Aos nossos corações
Poemas e canções
Àquele que por nós morreu




sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

CRISE



É impossível não poder neste fim de ano, visualizar uma certa inquietação no ser humano,uma correria atrás de um futuro incerto,uma busca no mundo cósmico,uma busca por encontros mágicos,uma busca pelo conhecimento transcendental ,etc...
É impossível de não ver a infinidades de caminhos, regidos por verdades relativas que leva o ser humano à um deus chamado "vazio da alma" ,que acaba colocando, o ser humano no ponto inicial de sua caminhada de crenças; espirituais,filosóficas,religiosas,políticas,culturais,que o torna, um ser humano cheio de sentimentos em seu coração, gerado por uma unica fobia de que tudo termina com a morte terrena.
Assim vejo um quadro de uma humanidade em crise; perdida, odiada,extenuada, tensa,amada,cansada,dormido,enfraquecida,esquecida,chorando seus mortos, etc...
Enquanto isso, aqueles que se diz,detentor e conhecedor da verdade absoluta , Jesus,encontram-se dentro de suas paredes eclesiásticas, cantando e festejando mais um ano, cheio de prosperidade e bençãos do céus, sim no caminho da adoração,ignorando aqueles que estão a beira do caminho,com suas almas vazias e sedentas,em busca de uma redenção para suas vidas.
Fica aqui registrado minha pergunta;
Onde estarão os bons samaritanos de hoje,para fazer uso da misericórdia?...