GRAÇA E PAZ

Entre, ame, seja amado,ensina-me, por que Nele nós amamos e somos amados

quarta-feira, 10 de março de 2010

O CONTRABAIXO E SUA FUNÇÃO


Creio hoje que criar uma certa levada de baixo seria uma forma de composição.Sim, externando o que há no meu interior.Porém, por diversas vezes, nos vemos obrigados a "compor" em tempo real, quer seja durante uma devocional, uma apresentação, um ensaio ou mesmo uma gravação.Para isso precisamos estar preparados e com as "ferramentas espirituais e materiais"necessárias para uma boa concepção de uma linha de baixo.
Hoje vejo que se espera de um bom baixista; é que ele saiba harmonizar no instrumento, tocar as melodias, improvisar, dominar técnicas diversas( tapping, acordes, harmônicos, chord melody, slap, fretless, etc...)saber ler música, conhecer vários estilos.Mas muitos baixistas de hoje devido esse acúmulo de funções, não consegue unificá-las em uma só função do baixo, que é dar sustentação a música, tornando-a substancialmente melhor e agradável.O segredo é unificar, solista, intérprete e acompanhante em uma só função;...como realizar isto?...em tempo real, como?
Digo que a resposta para estas perguntas seria; coloque seu mundo interior em ordem(coração)!...Se em seu mundo interior domina o sonho de ser um baixista famoso(solista), sua música será externada de maneira compulsiva e desordenada, ou o que domina seu mundo interior é um total sentimento de deixar a música me levar , sem eu ter um compromisso com ela(acompanhante), sua música será vazia,ou então se em meu mundo interior domina o sentimento de um eterno sósia( o intérprete "humilde"), sua música externada  não será sua, não terá fluido de dentro de você, será um outro "alguém".
Nenhuma dessas qualidades, são ruins, desde quando colocadas em ordem em nosso mundo interior.Há unica forma que vejo de colocá-las em ordem, é começar a entender que; quem deve se deleitar com minha música externada através do meu talento quer seja; solista, acompanhante, intérprete,são: Deus e meu próximo e não minha alma.Se isso não for uma realidade em meu coração, não terei disciplina, não terei controle e domínio da pulsação musical, não terei precisão rítmica,percepção musical, etc..., ou se tiver essas qualidades serão de maneira desordenada.
Que essas funções que rodeia nós baixistas, não nos comprima nos seus próprios moldes, que sejamos um; Deus, o próximo, a música, a banda, o baixo e o baixista.


por: Eliéser Nascimento

Um comentário:

  1. "Creio hoje que criar uma certa levada de baixo seria uma forma de composição.Sim, externando o que há no meu interior." Isso tbém é IMPROVISAÇÃO. Muito legal esse texto. A música vem do alto e do coração.

    Abraço

    ResponderExcluir